Reflexologia Podal como recurso terapêutico para equilibrar o organismo

Reflexologia Podal

A Reflexologia Podal traz inúmeros benefícios ao equilíbrio do organismo.

Reflexologia é a ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano. O seu desenvolvimento demonstrou que há regiões do corpo (plexos nervosos) que têm ligação claramente determinada com órgãos, sistemas e estados emocionais.

Quando estimulados corretamente, os plexos nervosos enviam e recebem informações dos órgãos a que são ligados, restabelecendo o seu funcionamento ideal.

Reflexologia e Reflexoterapia

Reflexoterapia consiste na aplicação da Reflexologia. Embora, às vezes, seja erroneamente confundida com massagem nos pés, a Reflexoterapia é a técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meios de estímulos nos plexos nervosos dos pés (onde há uma representação fiel de todo o organismo), restabelecendo a comunicação perfeita do cérebro com o organismo.

Esta teoria, baseada no mecanismo do sistema nervoso e da circulação sanguínea, explica que, quando há um processo patológico (doença), descargas elétricas fortes saem do cérebro através de canais aferentes, percorrem a coluna vertebral via medula, passam pela coluna lombar e descem pelos nervos raquidianos das pernas até as terminações livres que se encontram nos pés.  

Essas descargas elétricas criam um campo eletromagnético que gera uma concentração sanguínea ao redor e impede que o sangue retorne aos vasos sanguíneos de maneira natural, obstruindo parte dos neurônios envolvidos na comunicação órgão/cérebro.

Muitas vezes, essas concentrações (ou bolsas de sangue) tornam-se perceptíveis até mesmo ao tato, dando a impressão de “cristais”. Quanto maior for a concentração de sangue, mais fortes serão os sintomas das doenças, tanto físicas como emocionais.

Entretanto, por meio da Reflexologia, a partir dos estímulos dados a essas terminações nervosas dos pés, é possível avaliar, pela dor, a intensidade do distúrbio, dissolver as bolsas de sangue e restaurar a comunicação, avisando o cérebro, por meio dos canais aferentes, que envie defesas (agentes corretivos) para fortalecer o organismo doente, propiciar a melhora da circulação e favorecer a limpeza intersticial.

O resultado é a desintoxicação do organismo e a melhora da absorção dos nutrientes, que propicia o reequilíbrio da saúde física e mental.

Quer equilibrar seu organismo para melhorar o seu ritmo de vida? Consulte a Mais Bem-Estar. Somos especialistas nisso!

Clique aqui e conheça o nosso serviço de Reflexologia Podal

Fonte: O texto Reflexologia Podal teve como base o livro Reflexologia Podal, do Prof. Osni Tadeu Lourenço, Editora Ground.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *